sexta-feira, 5 de março de 2010

ATIVIDADES -COMO CONHECER O QUE AS ALUNAS E ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS PENSAM SOBRE A ESCRITA

As entrevistas em pequenos grupos


O grupo ajuda a quebrar a inibição tão freqüente quando se está chegando num lugar novo mas tão valorizado. Para conhecer os novos alunos a professora escolhe algumas questões ligadas a importância da alfabetização. Depois da costumeira apresentação: nome, onde mora, como soube do curso, o que espera, e scolherum dos vários cartões feitos pela professora com questões ligadas ao saber ler e escrever. Naturalmente , a questão sorteada necessita ser lida pela professora e analisada pelo grupo. Exemplo:
# José mudou de cidade e passou um apertado danado toda vez que precisava ir a algum lugar e lhe davam o endereço. Sabia que era rua X mas como chegar até lá sem ler as placas?
Você também já passou apertado (a) por não saber ler ou escrever? Como foi? Como resolveu a questão?
#Quando os filhos de Fátima entraram na escola ela se animou a estudar também.
O que aconteceu para ela tomar essa decisão? O que animou vocês a vir para a escola?
Se uma amiga perguntasse, para você, para que serve ir a escola, o que você responderia?
Pense no que vocês fazem quase todos os dias. O que fariam de forma diferente se lessem e escrevem?

ATIVIDADES QUE AJUDAM A CONHECER COMO ALUNAS E ALUNOS PENSAM A ESCRITA
Cartões para leitura
As atividades sugeridas ajudam o(a) professor(a) a conhecer alguns dos conhecimentos que o(a) aluno(a) traz consigo em relação à forma como a escrita se organiza. O objetivo da atividade é criar situações onde o(a) aluno(a) demonstra sua idéia de escrita através do que considera possível de ser lido.

Para esta atividade é preciso preparar uma série de, no mínimo, 10 cartões com: palavras reais com número variado de letras (2,3,4, mais que 5), escritas com letras repetidas, com letras não convencionais ou de outros alfabetos, símbolos ou sinais não verbais.

A atividade consiste em:
a) separar os cartões em “o que dá para ler” e “o que não dá para ser lido”;
b) Explicar o motivo de cada classificação.
Esta é uma forma simples de conhecer:
- a familiaridade com a escrita (o que é letra, o que não é);
- o que é considerado básico para um grupo de letras ter sentido (a variedade das letras, a necessidade de um número mínimo de letras para poder dizer alguma coisa, e outras particularidades mais...
Mesmo não se tratando de uma leitura convencional esta atividade indica a relação entre o(a) aluno(a) e a escrita presente em sua volta. Para ser significativa esta atividade é importante que o(a) professor(a) monte um quadro com palavras presentes no lugar onde os alunos se encontram: nas ruas por onde andam, nos mercados, farmácias, lojasonde compram, nas revistas, jornais que folheiam, ou ainda objetos ou produtos que têm em casa...
O reconhecimento das marcas, dos rótulos (OMO/CAIXA /ESSO/CASAS BAHIA/TIM/ClARO/COCA-COLA/TELEFÔNICA etc)mesmo não se tratando de uma leitura convencional esta atividade indica a relação entre o(a) aluno(a) e a escrita presente em sua volta.Para ser significativa esta atividade é importante que o(a) professor(a) monte um quadro com palavras presentes no lugar onde os alunos se encontram: nas ruas por onde andam, nos mercados, farmácias, lojas onde compram, nas revistas, jornais que folheiam, ou ainda objetos ou produtos que têm em casa...
O reconhecimento das marcas, dos rótulos
Depois é só pedir que aponte os nomes que ele conhece dizendo o que está escrito. O(a) professor(a) anota as respostas.O conjunto delas, dará a ele, referências relativas a observação, interesse e reconhecimento de palavras ou logomarcas conhecidas, quando fora dos seus contextos ...

CADERNO 1 DA EJA-MEC

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