sexta-feira, 16 de abril de 2010

O MOVA EM EMBU

Até 1980 havia no município, por iniciativa da Igreja Católica e de líderes comunitários uma ação de alfabetização no município, mas sem o apoio das administrações municipais. O MOVA nAsce no Embu, em 1980, articulando estes vários grupos da Igreja Católica e com o apoio do CEPIS (Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapietiae). Em 2001 recebe o apoio financeiro da Prefeitura municipal, quando assume Geraldo Cruz, do Partido dos Trabalhadores. A partir de 2004, passa a receber o apoio financeiro do governo federal, através do Programa Brasil Alfabetizado. Desde de 2002 a prefeitura municipal entrega a cada educando um kit de material escolar e livros didáticos e o transporte para visitas pedagógicas da coordenação e para as formações.
Atualmente, pode-se dizer que o MOVA é uma mobilização da sociedade civil juntamente com o poder público para superar os índices de analfabetismo do município e a baixa escolaridade da população como um todo. Na medida em que se implementa o MOVA, há a necessidade de ampliação da EJA, pois temos como perspectiva motivar os educandos para a continuidade dos estudos. O objetivo é, portanto, assegurar a todos os jovens e adultos o direito a escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabeto, resgatando o seu direito à educação.
O MOVA está organizado em núcleos, com o número de 15 a 25 alunos, que funcionam em SABS - Sociedade Amigos de Bairro, salões de igrejas, escolas municipais, estaduais e residências. Os educandos são da comunidade local, com idade acima de 15 anos, sendo alguns deficientes. Há núcleos que atendem exclusivamente educandos da terceira idade e autistas. Do total da população de Embu, 206.781 habitantes (IBGE - 2000) 143.218 têm 15 anos ou mais, e destes 11.009, são analfabetos absolutos, ou seja, 7,7%. Há ainda por volta de 17% de moradores com até 3 anos de instrução. Este percentual somado ao indíce de 7,7% de analfabetos apresenta um indíce de aproximadamente 25% da população com baixa escolaridade.
O processo de alfabetização tem se dado em um período de aproximadamente 8 meses com de segunda a quinta com 3 horas-aula. O critério para os educadores é que tenham, no mínimo, nível médio de escolaridade ou experiência comprovada em educação popular. Os educadores passam por uma capacitação inicial de 30 horas e formação continuada mensal, financiadas pelo Brasil Alfabetizadoe são acompanhados e orientados, pela equipe da Secretaria de Educação, através de visitas aos núcleos, a uma prática sócio-construtivista e baseada nas ideias e pedagogia do educador Paulo Freire, buscando refletir sobre cada ação e construir o trabalho a partir da realidade e das lutas do bairro em que cada núcleo está inserido. Parte-se do presuposto de que todos ao se inserirem no processo educacional trazem consigo conhecimentos construídos através de sua história de vida. Partindo deste conhecimento procura-se refletir as questões centrais da alfabetização de jovens e adultos de uma relação dialética, desenvolvendo a ação, reflexão, ação.
Além da articulação interna no município o MOVA Embu, participa do movimento nacional de alfabetização, tendo presença registrada em todos os encontros desde 2002, que aconteceram consecutivamente no Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Brasília, Ceará, São Paulo e dos encontros regionais Sudeste desde 2005, em Guarulhos-SP, Nova Iguaçu-RJ, e Diadema-SP, tendo recebido o Encontro Regional Sudeste em 2009 e devido ao sucesso do evento, foi indicado para receber o Encontro Nacional do MOVA, em 2012.
No ano de 2009 0 MOVA atendeu 600 jovens e adultos nos diversos bairros da cidade e tem por objetivo, além da alfabetização, dar oportunidade aos educandos de convívio social e cultural, oferecendo acesso ao teatro, cinema, museus, etc. Conta com duas pessoas na coordenação e 33 educadores populares.
Como resultado, tem -se o número de atendimento realizado em cada ano, exposto no quadro abaixo, chegando a um total de 7072 estudantes.
NÚMERO DE ATENDIMENTOS
Ano - Alunos
2002 - 800
2003 - 1080
2004 - 1240
2005 - 930
2006 - 874
2007 - 874
2009 - 600

FONTE de PESQUISA: Prefeitura de Embu

Nenhum comentário:

Postar um comentário